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16/10/2012

TAM terá que se explicar para ANAC


Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)  oficiou a TAM Linhas Aéreas para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas pelo seu sistema de check-in nesta manhã, bem como comprove, em 10 dias, a prestação de assistência aos passageiros que porventura tenham sido ou venham ser afetados por atrasos, cancelamentos de voos ou preterição (deixar de embarcar o passageiro que tenha passagem adquirida), como prevê a Resolução nº. 141/2010. 

Segundo a TAM Linhas Aéreas o sistema utilizado em seus procedimentos de check-in sofreu uma instabilidade causada por problemas no provedor do sistema, a Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo. A companhia acionou seu plano de contingência para assegurar a continuidade da operação e, durante esse período, os cartões de embarque e etiquetas de bagagem foram preenchidos manualmente.

O ocorrido impacta a pontualidade da malha aérea da companhia durante o dia de hoje. A TAM empenha seus melhores esforços para normalizar sua operação e presta toda a assistência necessária aos clientes, de acordo com a regulamentação 141 da ANAC. Os passageiros afetados por esse problema estão isentos de taxas de cancelamento e remarcação. A companhia lamenta os inconvenientes causados pela situação.

A Resolução nº. 141/2010 prevê que, nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso. Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a ANAC, o que não impede que encaminhe também para órgãos de defesa do consumidor competentes e/ou o Poder Judiciário.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/47487-tam-sofre-atrasos-devido-instabilidade-no-sistema-de-check-in

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