Translate

13/09/2012

TURISMO MOVIDO PELA FÉ PODE MOVIMENTAR MAIS DE 28 MILHÕES


Todos os anos, no segundo domingo de outubro, em Belém, capital paraense, acontece o evento Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em homenagem a padroeira dos pescadores e da Amazônia. A comemoração é considerada a maior manifestação de fé católica do Brasil e é cercada de simbolismos e peculiaridades: um misto de cultura, história, demonstração da marcante religiosidade do povo da região. 

Com a proximidade da festa é possível perceber a importancia econômica do evento para a cidade e para a Amazônia, uma vez que o movimento do comércio nesta época chega a ser maior do que no Natal. Em 2003 Os turistas gastaram durante a viagem 7,7 milhões de dólares e este ano deve ultrapassar os 28 milhões.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE) estimam que o estado receba cerca de 76 mil turistas para o Círio 2012, número 6% maior que do ano passado. Os dados são da pesquisa de Perfil do Turista do Círio e Pesquisa de Demanda Turística do Pará divulgados esta semana.

O DIEESE já realiza a pesquisa há 10 anos, mas somente no ano passado começou a trabalhar em parceria com o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur). Além de apresentar dados de 2010 e 2011, o órgão também realizou alguns comparativos com os números computados em 2003, no início das pesquisas. “Nosso objetivo é fazer com que se conheçam os números para que possam ser trabalhadas políticas públicas específicas e também os setores que atuam no ramo turístico possam fazer a atividade crescer cada vez mais, como tem sido constatado nos últimos anos”, relata Roberto Sena, diretor do DIEESE.

Entre os dados apresentados, a constatação de que no ano passado a maior parte dos turistas foi oriunda do estado de São Paulo, com 15,6%, seguido pelo Maranhão e Rio de Janeiro, respectivamente. A pesquisa também revela que a faixa etária da maior parte dos turistas está entre 35 a 50 anos, com 36%, e a faixa de renda da maioria está entre 5 a 7 salários mínimos, com 25,76%.

O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, fez questão de destacar o crescimento de três setores específicos entre os que mais apresentaram crescimento nos últimos anos, dentre eles gastronomia, hotelaria e de eventos. “Sonhamos em ter Belém como cidade reconhecidamente turística, fazendo com que o turismo cada vez mais se consolide como atividade econômica, como já está acontecendo. Esse processo precisa ser vivenciado por todos nós”, afirmou o secretário.

Fonte: Jornal de Turismo

Retirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4646

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...