Translate

17/08/2012

DE OLHO NA COPA, PREFEITURA DE SÃO PAULO INVESTE EM CAPACITAÇÃO DE TAXISTAS


A maioria dos taxistas paulistanos não fala um segundo idioma. Muitos deles, no entanto, acreditam que a falta do inglês ou do espanhol prejudica o trabalho e estão dispostos a aprender. As descobertas foram feitas em uma pesquisa coordenada pela SPTuris, empresa de promoção turística e de eventos da cidade, para traçar o perfil dos profissionais da categoria em São Paulo. O objetivo do levantamento era identificar os principais problemas para serem corrigidos até a Copa do Mundo de 2014.
"Queríamos conhecer quem são esses profissionais para, a partir desses dados coletados, oferecer treinamentos que os tornem mais completos", disse o diretor de ações estratégicas da SPTuris, Luiz Sales. O órgão investiu, desde 2006, R$ 800 mil em projetos de capacitação para os taxistas da cidade.
De acordo com ele, a SPTuris já está em negociações com o Ministério do Turismo para receber verbas que possibilitem esses treinamentos. A principal preocupação é com os cursos de idiomas --com foco no inglês e no espanhol--, já que a pesquisa indicou que 71,2% dos taxistas da cidade não falam uma segunda língua.
"Cada uma das cidades que sediarão os jogos tem uma peculiaridade. Por exemplo, em Salvador vão precisar de um curso de idioma para a baiana que vende acarajé, algo que não será necessário em São Paulo", explicou Sales. "Aqui nós precisamos de algo especialmente para os taxistas, que, com seus 32 mil carros espalhados por diversos pontos da cidade, formam um elemento importante na prestação de serviço."
Além dos cursos de idiomas, todos gratuitos, Sales adianta que a SPTuris trabalha no lançamento de um projeto que possibilitará a entrada sem custo de taxistas em museus paulistanos. "Muitas vezes eles levam os passageiros até o Masp, mas nunca entraram ali. Então pensamos que se o taxista conhecer o museu ele poderá dar dicas interessantes aos turistas, melhorando a experiência deles em São Paulo."
A iniciativa é comemorada pelos profissionais do setor, que também estão investindo na área de capacitação. "Além da SPTuris, também firmamos parcerias com o Sebrae e estamos montando turmas para aulas de inglês e espanhol durante a semana", afirmou o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra Silva. "O tempo está passando, a Copa se aproximando e pelo menos o básico esse pessoal tem de aprender."
Fonte: Folha de São Paulo

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...