Translate

14/08/2012

MINIMUNDO HOMENAGEA PAULISTAS COM REPLICA DO MUSEU DO IPIRANGA


Com um trabalho pioneiro na região e no País produzindo réplicas idênticas, 24 vezes menores que obras originais conhecidas em todo o mundo, o Parque Mini Mundo inaugura hoje, segunda-feira, 13, às 17 horas, sua mais nova atração: o Museu do Ipiranga. Autoridades do governo paulista estão entre os mais de 200 convidados para o evento.

Escolhido pela importância histórica do prédio e a estética da construção, o Museu Paulista, como também é conhecido, trata-se de um complexo riquíssimo do ponto de vista artístico e um dos espaços turísticos mais conhecidos do Estado de São Paulo. Esta nova peça possui 120 metros quadrados e já encanta todos os turistas que passam por Gramado. A réplica do prédio construída pela Oficina Mini Mundo foi projetada em oito meses e edificada em aproximadamente um ano.

Centenário

Neste mês de agosto, além da inauguração da nova peça, comemoram-se os 100 anos de nascimento de Otto Höppner – o patriarca da família e fundador do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo. As experiências de vida do imigrante deixaram como legado o compromisso de compartilhar a alegria e a felicidade da infância, que estarão sempre presentes no coração das pessoas que visitam o parque. Atendendo a um pedido dos netos, Adriana e Guilherme, ele construiu, junto com seu filho Heino, uma casinha de bonecas e um pequeno conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel. Pensando em dividi-los com os hóspedes quando as crianças crescessem, seguiram a construção do pequeno parque, que passou a ser conhecido e considerado uma visita obrigatória em Gramado. Finalmente, em dezembro de 1983, atendendo a inúmeros pedidos e seguindo moldes de outros parques europeus, o Mini Mundo foi aberto ao público.

O parque

No mundo mágico do Mini Mundo, as miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento. As construções – mais de 200 – ganham vida através da sonorização e da presença de cerca de 2.500 mini-habitantes, também em escala reduzida, e suas ferrovias, rios e estradas permitem a integração do centro aos bairros e áreas rurais. Além das atrações, os visitantes do Mini Mundo têm a oportunidade de, a cada mês, participar de diversas atividades interativas.

Oficina

Para alcançar essa riqueza de detalhes e deixar obras como o Museu Paulista perfeitamente replicado, o Núcleo de Engenharia da Oficina Mini Mundo realiza pesquisas e testes de materiais periodicamente. Cada uma das réplicas é construída a partir de plantas originais, que são seguidas com muito critério.

A escolha de projetos, que seguem o estilo do parque e se harmonizam em conjunto com os demais, é o ponto de partida de uma profunda pesquisa sobre as construções. Um extenso material fotográfico é produzido, para que, em conjunto com os projetos originais de cada prédio, tenha-se um levantamento completo de cada detalhe da obra. Características como cores, texturas, encaixes, telhas e detalhes construtivos são reproduzidos com o máximo de fidelidade ao original, e com materiais resistentes às variações do nosso clima.

Fonte: Jornal de Turismo.

rerirado: http://186.215.192.227/site/content/noticias/detalhe.php?not=4379

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...