Translate

18/12/2012

Tesouro arqueológico peruano é nova atração de Lima


A exposição “Pequena Pompéia” é mais uma das atrações do Turismo na capital do Peru, que será palco da largada do Rally Dakar, no dia 5 de janeiro de 2013. Em Lima, atrás do Palácio do Governo peruano e à margem esquerda do rio Rímac, está localizada a antiga casa de Juan Francisco de la Bodega y Cuadra, um comerciante negro que viveu no século 18. No local, foram encontradas mais de três toneladas de fragmentos arqueológicos, que reúnen vestigios de quatro séculos história. 

Após a restauração da casa de Juan Francisco Bodega y Quadra – rebatizada como Museu Bodega y Quadra – os visitantes podem observar a evolução dos habitantes de Lima e da própria cidade através de mais de 500 objetos expostos. A seis metros de profundidade, o público é convidado a passear pelo entrecruzado urbano de Lima colonial, atravessar vários de seus arcos e apreciar o Muro de Tajamar, projetado para conter as cheias do rio.

Entre os destaques da exposição estão as peças de cerâmica que remontam a trajetória histórica desta arte em Lima, iniciada com o estilo pré-hispânico, melhorada com a maior complexidade dos acabamentos coloniais e importada mais tarde com adornos mais elaborados de China, Inglaterra, França e Itália. Pratos de cerâmica chinesa pertencentes à dinastía Ming, contrabandeados da  região onde hoje é o México, são referenciais históricos do início da colonização espanhola no Peru. Balanças,  vasilhas e tornos, além de objetos do século 19, como joias, perfumes franceses, pentes e até escovas de dentes, dão pistas sobre os habitantes da região em diferentes momentos historicos.

Fernanda Lutfi

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/91396

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...