Translate

13/12/2012

Prêmio vai homenagear profissionais do Paraná que fazem o turismo acontecer


Em março de 2013, ocorre o primeiro Prêmio Panorama do Turismo, em Curitiba, no Paraná. A distinção vai homenagear empresários, gestores, executivos, dirigentes, entre outros trabalhadores que se destacaram, ao longo de 2012, nas áreas de hospedagem, agenciamento, transporte, gestão, qualificação, eventos e transporte.


“Não vamos premiar empresas. Nosso foco será em pessoas. Vamos premiar quem faz o turismo acontecer”, diz ao DT o jornalista da revista Panorama do Turismo, Júlio Cézar. As categorias que concorrem ao prêmio são: Meio de hospedagem, Agenciamento turístico, Entidade turística, Gastronomia, Empresa organizadora de eventos, Local de eventos, Transportadora, Instituição de ensino e Personalidade do Ano.

Inicialmente, instituições da área e com abrangência estadual indicam três nomes de cada categoria em disputa; depois, essas indicações serão tabuladas e transformadas em uma ficha de votação pela internet - disponível no site www.panoramadoturismo.com.br; por fim, uma comissão especial avaliará o resultado dos votos dos internautas, referendando-o ou providenciando ajustes e desempates, se necessário.

Iniciativa do Instituto Panorama do Turismo, ONG do setor turístico sediada em Curitiba, a premiação conta com apoio da Federação do Comércio do Paraná, do Conselho Estadual de Turismo e de respeitadas entidades, a exemplo do Sindicato das Empresas de Turismo do Paraná e da Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Paraná.

Os vencedores serão conhecidos apenas na festa de entrega do prêmio, um exclusivo troféu em bronze. Os segundo e terceiro colocados receberão certificados de participação. 

REGULAMENTO

1 - DO PRÊMIO
O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano configura uma promoção do Instituto Panorama do Turismo.
A distinção foi concebida para, no âmbito do estado do Paraná, identificar, valorizar e promover empresários, executivos e trabalhadores do segmento turístico que tenham se destacado em suas áreas de atuação.
A premiação tem caráter anual e não implica em qualquer tipo de ônus financeiro para os homenageados.
O prêmio será uma peça artística exclusiva, a ser criada especialmente para tal fim.

2 - DA ESCOLHA
A escolha dos homenageados traduzirá um democrático e transparente processo de consulta, compreendendo as seguintes etapas:

Etapa 1) Entidades de classe representativas das diversas áreas da atividade turística fornecerão ao Instituto Panorama do Turismo, até o dia 20 de dezembro do ano base, uma lista com três indicados em cada uma das categorias em julgamento. Os profissionais sugeridos precisarão ter se destacado em suas áreas, no ano corrente, devendo a sugestão do nome ser complementada com uma breve exposição de motivo.
Etapa 2) As indicações das entidades serão tabuladas e transformadas em um rol com os três mais citados em cada categoria. Em formulário apropriado, essa lista será colocada no site do Instituto Panorama do Turismo para votação de internautas, durante todo o mês de janeiro do ano seguinte (o sistema permitirá um único voto por IP);
Etapa 3) A partir da votação pela internet, será elaborada uma lista com identificação da ordem de classificação (1o, 2o e 3o lugares) dos indicados de cada categoria;
Etapa 4) No dia da entrega do prêmio, uma comissão formada por representantes do setor turístico referendará a lista resultante da votação pela internet ou realizará ajustes na ordem de colocação, caso seja necessário, inclusive podendo definir critérios para essa tarefa e para ultrapassar possíveis empates. O resultado final será comunicado na festa de premiação.

3 - DAS CATEGORIAS
O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano distinguirá os destaques das seguintes categorias: 1) Meio de hospedagem (hotel, pousada, hostel, resort etc.); 2) Agenciamento turístico (operadora de turismo, agência de viagens); 3) Ente turístico (secretaria, bureau, entidade, governança etc.); 4) Gastronomia (restaurante, bar, bufê); 5) Empresa organizadora de eventos; 6) Local de eventos (feira, exposição e congresso); 7) Transportadora (aérea, terrestre ou marítima); 8) Instituição de ensino; 9) Personalidade do Ano.

4 - DOS INDICADOS
Poderão ser indicados ao prêmio empresários, executivos, gestores, dirigentes e profissionais que, no ano base, tenham se destacado em suas áreas, a partir de aspectos como: capacidade empreendedora, pioneirismo, bom relacionamento com seus pares, propostas de modernidade, adoção de práticas replicáveis, disposição para ações articuladas, investimento realizado, inovações implementadas, impacto favorável do trabalho na atividade turística, participação em ações em favor do turismo.

Será proibida a indicação de diretores, funcionários ou colaboradores do Instituto Panorama do Turismo e da revista e do site Panorama do Turismo.

5 - DA ENTREGA
O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano será entregue, preferencialmente, no início do mês de março do ano seguinte ao do ano base. Para tanto, será promovido evento festivo com participação dos três indicados de cada categoria, dos membros da comissão julgadora, de representantes de entidades de classe, autoridades do setor e convidados. Os 1o, 2o e 3o lugares serão anunciados nessa ocasião – o primeiro lugar será distinguido com o prêmio e os outros dois com um diploma.

6 – PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO
O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano é uma promoção do Instituto Panorama do Turismo e será realizado através da revista Panorama do Turismo, com o apoio e chancela de entidades de classe reconhecidamente importantes e por órgãos oficiais do setor.

7 – DOS RECURSOS
A revista Panorama do Turismo buscará respaldo financeiro para a implementação do processo de consulta e apuração, a confecção do prêmio e para realização do evento festivo de entrega da premiação.

8 – DA DIVULGAÇÃO
Todos os assuntos relacionados com promoção e difusão do processo de consulta e votação e com a divulgação dos homenageados merecerão ampla informação na revista e no site Panorama do Turismo, em mídias sociais e nos meios de comunicação de um modo geral.

9 - DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos ao presente regulamento serão avaliados, em conjunto, por representante do Instituto Panorama do Turismo e pela comissão julgadora do prêmio.

Post: Luís Adorno.

Retirado: http://www.diariodoturismo.com.br/18_64_28_18_5_,premio-vai-homenagear-profissionais-do-parana-que-fazem-o-turismo-acontecer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...