Translate

02/12/2012

Brasil terá filial da melhor escola de Gastronomia do mundo até 2013


Brasil terá filial da melhor escola de Gastronomia do mundo até 2013  Imaginação, criatividade, inovação, vontade de aprender e claro, gostar de cozinha, ferver, cortar e decorar, essas são as características que um profissional de gastronomia precisa ter. Embora recente no Brasil, essa ainda é uma área com poucas escolas de formação, porém os aspirantes a profissionais sabem que a capacitação é sempre muito importante.  Confira algumas das melhores escolas, cursos e faculdades voltados para o setor no Brasil e no mundo.

De acordo com o Guia do Estudante, a melhor faculdade de gastronomia do país é o curso da Universidade do Vale do Itajaí com habilitação em Cozinheiro Chef Internacional e Pâtissier ou Bacharel em Gastronomia. O curso de Gastronomia forma profissionais habilitados para o exercício das atividades de produção culinária em cozinhas comerciais, em conformidade com os padrões gastronômicos internacionais, e para o planejamento e gerenciamento de empresas na área de Restauração, como também na Hotelaria, no setor de alimentos e bebidas.

Em segundo lugar se encontra a Universidade Federal Rural de Pernambuco. O curso, de quatro anos, capacita profissionais para gerenciar, operacionalizar e criar, de forma otimizável, rentável e segura todas as atividades do ramo de alimentos e bebidas. Além disso, o estudante ainda aprende a planejar estabelecimentos, coordenar e assessorar atividades, promover treinamento e desenvolvimento de pesquisa científica ligada a alimentos e bebidas.

Por fim, o terceiro lugar, classificado com 3 estrelas pelo Mec- Ministério da Educação, está a Faculdade Assesc. Nela os acadêmicos estudam a história e a cultura de diversas etnias e suas contribuições para o campo da gastronomia; as técnicas e padrões da cozinha internacional; gestão empresarial do setor; aprendem a receber, decorar, planejar e organizar eventos e a preparar todos os tipos de alimentos. No mundo inteiro, a área gastronômica oferece um mercado de atuação cada vez maior, proporcionando status e valorização profissional. O futuro gastrônomo formado pela ASSESC pode atuar como empreendedor do seu próprio negócio, bem como em cozinhas, salões e bares; na gestão empresarial; em consultorias e em pesquisas. Durante todo o curso, com duração de 3 anos e meio, os alunos promovem vários eventos gastronômicos, para aprimorar a prática, interagir com profissionais da área e surpreender os convidados com seus temperos.


Um curso que tem grande destaque no Brasil, mas não está na lista do Guia do Estudante, é o do Senac em São Paulo. Com um curso inicial de tecnologia em gastronomia, de duração de dois anos, o aluno começa a compreender o mercado, bem como se habilitar para a operacionalização, articulação e coordenação dos serviços de alimentação, com flexibilidade para permitir a adaptação às mais diversas atuações profissionais, considerando os variados aspectos culturais, econômicos e sociais do contexto no qual está inserido.  O curso do Senac é pioneiro em gastronomia, e reconhecido pelo Mec.  A escola ainda possui uma extensa lista de extensão universitária, com 30 segmentos do setor, entre jornalismo gastronômico, especialização em pâtisserie e decoração, comida francesa, chinesa, italiana, literatura gastronômica Portuguesa e brasileira, principais bebidas brasileiras entre outros.

No mundo

No exterior, as melhores e mais tradicionais escolas de culinária estão em Paris. Porém, também é possível estudar e adquirir um alto nível de conhecimento em outros países como Itália e Estados Unidos.

A melhor escola do mundo é o Le Cordon Bleu, em Paris. O local possui mais de um século de tradição e excelência. Todos os dias mais de 80 chefs abrem as maiores cozinhas e restaurantes classificados com as estrelas do Michelin aos alunos da escola, transmitindo seus conhecimentos e experiência. É possível estender os estudos, e ter uma formação completa com os melhores mestres franceses. A primeira filial da escola no Brasil tem previsão de abertura para início de 2013, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com mais de seis décadas de história, a tradicional CIA (The Culinary Institute of America) é a opção número 1 em escola de gastronomia nos Estados Unidos. Com sede em Hyde Park (a cerca de duas horas de Nova York), a universidade – que tem mais três unidades espalhadas pelos Estados Unidos – oferece cursos que atendem tanto os iniciantes quanto os profissionais. Quem está em início de carreira pode optar pelo Culinary Arts. Com duração de 21 meses,o curso abrange diversos temas ligados à culinária e inclui ainda um estágio de dois meses em estabelecimentos conveniados à instituição. A CIA oferece ainda dois cursos de bacharelado com duração de três anos: um de Gestão em artes culinárias e outro em Gestão em arte da pâtisserie e panificação. Ambos têm foco em finanças, administração e marketing.

Para os gourmets apaixonados por culinária asiática, a sugestão é viajar até Bangkok e passar pelo menos uma tarde na bela mansão onde se encontra a escola de gastronomia Blue Elephant. Inaugurada em 2002, a instituição é um braço da famosa rede de restaurantes que surgiu nos anos 80 em Bruxelas. No curso de um dia, é possível escolher os ingredientes no mercado Bang Rak pela manhã e preparar receitas clássicas da cozinha tailandesa à tarde. Além do restaurante-escola em Bangkok, a Blue Elephant tem 12 restaurantes espalhados pelo mundo, principalmente em Londres, Paris e Copenhagen.

A ‘School of Food and Wine Studies’ (escola de estudos de Comida e Vinhos) foi um dos cursos fundadores da Apicius, na Itália, em 1996. Hoje a escola compreende sete diferentes departamentos que complementam a escola. Localizada em Florença, o curso é um dos mais renomados da Itália e reúne profissionais de destaque da área, como jornalistas, chefs, professores universitários e outros. O programa é de quatro anos, e prepara o aluno através da interação com a convergência de culturas e do contato com diferentes áreas. A escola também possui uma vertente voltada para sustentabilidade, repensando como os serviços e estruturas afetam a economia, pensando em um balanço entre tecnologia, inovação e tradição.

Retirado: http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/48287-brasil-tera-filial-da-melhor-escola-de-gastronomia-do-mundo-ate-2013?showall=1&limitstart=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...