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29/10/2012

Vendas online de Turismo crescerão 25% em 2012


Conhecido mundialmente por ser um facilitador na hora de realizar ‘buscas’ online, o Google passou em poucos anos a ser mais do que esse ajudante, agregando novas ferramentas e utilidades na Internet. Hoje o site possui conteúdo exclusivo para o setor de Turismo, e planeja continuar desenvolvendo instrumentos para ajudar na hora da escolha da viagem, segundo Farouk Azank, gerente de negócios do Turismo do Google Brasil.
Farouk Azank, gerente de negócios do Turismo do Google Brasil

“No Google, queremos entender as necessidades de nossos clientes – companhias aéreas, redes de hotéis, OTAs (Online Travel Agencies, sigla em inglês) – para oferecer soluções de publicidade online que as ajudem a ampliar as vendas, conquistar novos clientes e fazer branding. Para isso, estruturamos nossa equipe de vendas em verticais, uma delas inteiramente dedicada ao Turismo. Assim, podemos acompanhar de perto o mercado e ajudar os players a aproveitarem a internet para crescer”.

Para o gerente, as vendas online são uma tendência e devem continuar a crescer. “As vendas online de Turismo crescerão 25% este ano e chegarão a US$ 6.32 bilhões no Brasil, de acordo com estimativa do eMarketer. Trata-se de um segmento pulsante em todo o mundo. É possível observar uma tendência de expansão das OTAs Norte Americanas para a Ásia, Europa e América Latina, por exemplo, sendo esta última, a região onde elas mais crescerão este ano. Entendemos que o ambiente online ganhará cada vez mais espaço neste segmento e já não é mais possível ignorar a importância da Internet para o Turismo mundial”.

Farouk destacou que a Internet tem ganhado cada vez mais relevância quando se fala sobre busca e processo de compra de pacotes de viagem. “Atualmente, 82% das aquisições de produtos de Turismo daqueles que possuem acesso à Internet passam pelo ambiente online, sendo que grande parte (46%) das pessoas pesquisam apenas neste meio. Não é por acaso que as buscas por Turismo no Google Brasil cresceram em média 22% de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011”.

A empresa tem duas ferramentas úteis para esse processo, o Google Maps e o Street View, que ‘transportam’ o viajante para o local, podendo passear pelas ruas e principais pontos turísticos sem sair de casa. “Parte desta tendência se dá em decorrência da otimização de ferramentas online capazes de auxiliar no processo de busca, como o Google Maps e o Street View, que permitem aos usuários terem exata noção do melhor local para reservar um hotel, por exemplo. A Internet democratizou o acesso à informação, portanto os profissionais e agências de turismo precisam encontrar uma forma de aproveitar essa oportunidade. A oferta de conteúdo relevante, portanto, é uma ótima forma de engajar o internauta, já que a maioria se pauta por recomendações de websites, mais do que sugestões pessoais ou da família”.

Ele ainda afirma que as agências de viagem precisam estar antenadas com as tendências de busca, para então oferecerem pacotes ou conteúdo relevante aos usuários, e destaca outra ferramenta da empresa. “O Google Insights for Search, pode ajudar neste sentido. A plataforma apresenta, de forma clara, a tendência de pesquisa na busca do Google. Ao pesquisar por Los Roques (no Caribe Venezuela), por exemplo, é possível identificar quais épocas do ano o destino é mais procurado e oferecer um pacote condizente. Apresentado este cenário, não há dúvida que marcar presença online é essencial para agentes de viagem, seja por meio de publicidade digital ou oferta de informações que ajudem os usuários a terem uma experiência online mais interessante”.

Retirado: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/89967

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