Translate

15/10/2012

Festuris comemora mais de 4% de acréscimo do segmento turístico


Em um ano de otimismo no cenário econômico mundial, marcado pela expectativa de crescimento de 4% do segmento turístico, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) apresenta números ainda superiores. A direção do evento comemora um acréscimo de 33,49% na metragem quadrada vendida na área internacional em relação ao ano passado.

A informação foi confirmada com exclusividade aos jornalistas da região, que na manhã de hoje (11) participaram de um café da manhã no Hotel Ritta Höppner Residenz, em Gramado. Além disso, os destinos do exterior aumentarão em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de negócios de turismo mundial. “Nossa entrada no mercado internacional já está consolidada”, comemora a diretora Marta Rossi. O diretor Eduardo Zorzanello destaca ainda que não é apenas a quantidade que está sendo destacada. “São destinos e empresas de qualidade que chegam à feira em 2012. É o caso da Air China, que escolheu o festival para se lançar no mercado de eventos de turismo no Brasil”, diz.

Em sua 24ª edição o evento terá cerca de 400 estandes, em um total de duas mil marcas expostas e 40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália, Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia, Colômbia e Equador são alguns dos destaques. A 40 dias do evento, do total de 17 mil metros quadrados do Serra Park, 95% já está comercializado, o que também foi destacado na coletiva. “É a primeira vez que atingimos esta marca tão rapidamente”, afirma o diretor Marcus Vinícius. Marta Rossi estima um crescimento médio de 15% no Festuris de 2012, que será prestigiado por presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de cerca de 20 Estados, além de ter a presença de 250 convidados internacionais.

Num âmbito universal, o turismo conseguiu se adaptar à crise econômica, na opinião do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai. Ele lembra que o segmento foi duramente atingido pela crise em 2008 – com uma desaceleração de 2,1% – antes de viver, em 2009, seu pior ano em seis décadas. “Na época houve uma queda de 3,8% na chegada de turistas. Contudo, enquanto a crise parecia não chegar ao fim, o turismo cresceu 6,6% em 2010 e 5% em 2011. A única boa notícia procedente da economia vem do turismo, que é um setor muito flexível, que se adapta bem às circunstâncias”, comemora.

Durante a coletiva, Marta Rossi recordou que o festival começou com a proposta de promover o turismo gaúcho e, com o passar dos anos, foi crescendo nacional e internacionalmente. “Hoje, viajamos o mundo, percorrendo outros eventos e buscando novas ideias e tendências. E, como me disseram recentemente, não realizamos um trabalho ‘raso’, apenas colocando novos salões e propostas na feira. Nós buscamos aprofundar nossas ações e sensibilizar o mercado.”

Eduardo Zorzanello falou na questão dos salões do Festuris que enaltecem a inclusão social, caso do de Acessibilidade, que está sendo lançado neste ano, e o GLS, que chega à quarta edição em 2012. “São propostas vanguardistas que trazemos ao trade”, reforça. E ainda lembrou do Salão do Enoturismo, que também está sendo apresentado neste ano, com promoção dos destinos indutores de produção vinícola.

Marcus Vinícius ressaltou os avanços tecnológicos do evento, com o lançamento do aplicativo do festival, que começará a funcionar na solenidade de abertura, na noite de 22 de novembro, além do QR Code. “Ele permitirá carregar a feira no bolso, otimizando a presença dos expositores e visitantes que buscam fechar negócios e terão o tempo melhor aproveitado”, acredita.

O prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi (PP), e a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, também participaram da coletiva. Barbacovi elogiou o crescimento do Festuris, ressaltando a importância dos relacionamentos dos diretores do evento na divulgação de Gramado para trazer uma seleção à cidade durante a pré-temporada da Copa do Mundo, em 2014. “O conhecimento que vocês têm no cenário do turismo mundial será essencial nesse processo.” O prefeito ainda lembrou que nesta sexta-feira (12) inicia a entrega de 50 mil exemplares do catálogo do Natal Luz, que, a exemplo do festival, também terá QR Code.

Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo, e as representantes do Orbis Club Gramado, Ana Gioconda Viezzer e Marilene Ramm, também integraram a coletiva, apresentando informações parciais da 10ª Campanha do Alimento. “Até agora foram recolhidos 15,5 mil quilos, mas pretendemos chegar a 18 mil até novembro. Para isso, contamos com a participação das empresas da região”, afirma Ana Gioconda.

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 

Retirado: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/47466-festuris-comemora-mais-de-4-de-acrescimo-do-segmento-turistico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça Caravelas-BA

   Essa encantadora cidade colonial, emoldurada por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, no litora...